terça-feira, 24 de maio de 2011

Estudando o destino (série Natal-RN 2011)

Sempre que posso programar uma viagem aprendo um pouco sobre o destino para criar um leque de opções de atividades. É importante, pelo menos, saber o que a cidade oferece, quanto pode custar, o que é recomendado para cada idade, etc. Isto poupa um bocado de transtornos e gostos desnecessários.
Para esta viagem a Natal, além de já degustar um pouco do que a cidade oferece (já conhecemos alguns restaurantes), pretendemos aproveitar algumas atrações especiais. Procurei informações em fóruns, sites para turistas mantidos pelo governo local e por particulares, informações/sugestões de atrações ofertadas por agências de turistas e blogs/opiniões nos sites especializados em turismo e venda de hotéis/passagens.
Vamos fazer um exercício em tempo real. Primeiro, uma busca em site de agência de viagens:
Já podemos anotar algumas possibilidades. É claro que o preço destacado ajuda a pensar, mas ainda é um preço que pode ser regateado. Vamos anotar de qualquer forma. No passeio de buggy encontramos algumas sugestões de praias: Redinha, Santa Rita, Jenipabu, Barra do Rio, Graçandu, Pitangui e Jacumã. O passeio destaca as dunas de jenipabú e três lagoas naturais Jenipabú, Pitangui e Jacumã (tem o famoso “esqui-bunda”).
Já é um começo, não? Estas sugestões estão na pesquisa por viagens a Natal com aluguel de carro. Agora vamos, no mesmo site procurar por outras sugestões. 
  • Praia de Pirangi = Maior Cajueiro do Mundo (ingresso)
  • Maracajaú = Mar cristalino (mergulho e snorkel)
  • Baía Formosa = mata atlântica, lagoa com águas avermelhadas.
  • Praia de Barra do Cunhau = vila de pescadores (piscinas naturais, a Boca da Barra e um belo manguezal com um grande viveiro de camarões, ostras, caranguejos e outros animais marinhos)
Vamos agora a uma pesquisa em site de que gosto muito, o TripAdvisor. A página principal do destino natal neste site já oferece muitas informações, especialmente sobre hotéis. Vamos clicar diretamente em "Things to do" (coisas para fazer). Encontrei 9 sugestões para Natal. Abaixo a lista, em ordem de recomendação pelos usuários do site.  
  1. Genipabu Beach & Dunes 
  2. Centro de Turismo (Tourism Center) 
  3. Pirangi Cashew Tree (Cajueiro de Pirangi)  
  4. Parrachos de Maracajau  
  5. Barra de Cunhau   
  6. Artist's Beach (Praia dos Artistas)  
  7. Forte dos Reis Magos  
  8. Ponta Negra 
  9. Dunes of Genipabu
No site ainda é possível ler sobre cada um das indicações acima. E não se esqueça de olhar também o mapa de cada local, pois assim poderá otimizar as visitas aos locais que escolher. É importante escolher os restaurantes nesta fase, ou, pelo menos, saber o que se pode comer de bom para, quando decidir aonde ir, identificar quais são os restaurantes próximos. Em Natal, muitos passeios não possuem restaurantes de grife, mas faz diferença saber em qual barraca irá almçar. Nem sempre aquela indicada pela pessoa que fez o transporte é a melhor! No tripadvisor existem 17 restaurantes, mas lembre-se de que este site é uma referência, pois para destinos brasileiros ainda são poucos os comentários feitos no site. Mas é um excelente ponto de partida. Vou deixar a lista de restaurantes para outro post. Vamos para outra forma de conhecer o destino: blogs e fóruns.
Uma busca rápida do google permite encontrar alguns blogs e/ou fóruns com dias sobre a cidade. Tente usar palavras como dicas, Natal e outras relacionadas à viagem. Pode tentar encontrar dicas sobre os passeios ou restaurantes, funciona. Usando as palavras acima encontrei o site fériasbrasil e o fórum mochileiros. Já vale a pena passar os olhos por eles. A propósito, gosto das dicas dos mochileiros. Encontrei, também, o NatalGuia. Não acredito que encontraremos muitas novidades nestes sites, mas certamente vamos refinar nossa seleção para a programação definitiva.
Como vou ficar apenas 8 dias, sendo o último até a hora do almoço, não será possível visitar todas as dicas. Vai ser preciso selecionar. Bom, após o estudo dos dados que já encontramos, escrevo o resumo.
Ah, não deixe de ver o site oficial de Natal e no Wikitravel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário